Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

São Paulo, na raça. Palmeiras, liderança amarga. Walter, o gordinho demolidor

Roberto Avallone

04/09/2013 02h06

Foto: W Correia Neto

1- Não é nada, não é nada, o São Paulo conquistou 7 pontos nos últimos três jogos e está a um passo de sair da zona do rebaixamento. E a vitória contra o Náutico, no Recife, por 1 a 0 (gol de Aloísio, depois de cruzamento de Reinaldo) foi na raça, na vontade do time que jogou bom período da partida com um jogador a menos com a expulsão do zagueiro Antônio Carlos.

Lembro ainda que o tricolor nem treinou para o duelo com o Náutico, entrando em campo praticamente 48 horas ou pouco mais depois de seu desgastante empate sem gols com o Botafogo, no Maracanã. Não é fácil.

Não tenho mais nenhuma dúvida, analisando os que lutam para não cair, que o São Paulo permanecerá na divisão de elite do futebol brasileiro. E sei lá, tendo ainda tantos jogos por fazer no Campeonato, se não será capaz de obter honrosa classificação na competição.  Creio que nada de briga pelo título ou G-4, mas um lugar satisfatório para quem, há pouco tempo, mostrava sinais de desespero pelo fantasma do rebaixamento.

Foto: Ricardo Matsukawa

2-  Sim, o Palmeiras segue líder da Série B e conquistou o título simbólico de "campeão do primeiro turno" ao empatar sem gols coma Chapecoense, no Pacaembu. Mas também segue jogando o  futebol em queda livre dos últimos jogos, que provocou vaias de sua torcida e levou menos de 9 mil pagantes ao estádio. A derrota para o Atlético Paranaense, do jeito que foi, teve imediata consequência negativa pata o torcedor palmeirense.

E, sinceramente, embora o Palmeiras tenha contado com 70 por cento da posse de bola e criado algumas chance s(Tiago Alves perdeu um gol feito, por exemplo), o futebol exibido não agradou- e o goleiro palmeirense, Fernando Prass, também teve trabalho, embora a Chapecoense tivesse adotado a retranca.

Ah, o Palmeiras jogou desfalcado? Sim, jogou. Mas a turma de Chapecó também não teve o seu goleador, também artilheiro do Campeonato, Bruno Rangel. E, convenhamos, com todo o respeito à Chapecoense, o Palmeiras não precisava estar completo para vencer o seu adversário.

Ou será que o Palmeiras só joga quando tem Valdivia? Tipo da dependência perigosa.

Foto: Carlos Costa

3-  Como joga bem esse gordinho Walter, do Goiás! Ele, simplesmente, acabou com o Grêmio, com dois golaços, na noite desta terça-feira. Se conseguisse entrar em forma- o que parece difícil, tantas foram as tentativas- seria nome para até a Seleção Brasileira cogitar, ele que já fez parte da Seleção, sim, mas da Sub-20, quando não tinha tanto peso e cultivou sucesso com seu drible curto e seu arremate violento.

Outros gordinhos tiveram destaque no futebol: Coutinho- o parceiro de Pelé no Santos-, Ademar "Pantera" do Palmeiras. Maradona no final da carreira, o húngaro Puskas também no ocaso (quando estava no Real Madri) e outros menos votados. Mas era o futebol de outros tempos, mais lento, menos voltado para o preparo físico.

Sei lá se Walter vai encarar o desafio de perder peso. Seja lá como for, mesmo gordinho dá gosto vê-lo jogar.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone