Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Palmeiras, uma paixão de 99 anos: eis os melhores que vi jogar. E um pouco mais da lenda Gylmar

Roberto Avallone

26/08/2013 12h31

Imagem: Divulgação

Considerado o Campeão do século passado, agora tentando voltar à elite, livrar-se das dívidas, habitar a nova Arena e sonhar com um time à altura de suas tradições, o Palmeiras completa nesta segunda-feira 99 anos de vida. E já entra em contagem regressiva para o seu Centenário.

Que tal escalarmos os melhores jogadores que vestiram esse manto sagrado ao longo dos tempos. Começo, antes de palpitar sobre a equipe que considero a ideal, já vou fazendo menções honrosas para alguns não escolhidos, como o goleiro Waldir Joaquim de Moraes, o centroavante Evair e até para os que não vi direito em ação como Waldemar Fiume– o Pai da Bola- ou o goleiro Oberdã Catani– ídolos do meu pai.

Bem, vamos lá para a escalação dos que vi em campo: Marcos, Djalma Santos, Luís Pereira, Djalma Dias e Roberto Carlos; Dudu, Ademir da Guia e Jair Rosa Pinto; Julinho, Mazzola e Rivaldo– este, deslocado para a ponta-esquerda.

O título mais importante? Bem, em minha opinião, o jogo que, pequenino, recém-saído das fraldas, ouvi no velho rádio de meu avô português, Francisco, a transmissão empolgada de quem narrou a consumação dessa conquista: a Copa Rio de 1951, competição que, na época era considerada um campeonato mundial entre os clubes.

E coletivamente, cito a Academia dirigida por Filpo Nuñes, campeã do Rio- São Paulo de 1965 (na época, torneio dos mais respeitados), que jogava o que a torcida chamava de "fino da bola": Waldir; Djalma Santos, Djalma Dias, Carabina e Ferrari; Dudu e Ademir da Guia; Gildo, Servílio, Tupãzinho e Rinaldo, sendo que havia um décimo-segundo jogador, o atacante Ademar Pantera, que mesmo entrando sempre no segundo tempo foi o artilheiro da competição.

Bem, esses são alguns dos heróis desses quase 100 anos.

E o seu time ideal, amigo, qual é?

UM  POUCO MAIS  DE GYLMAR,  A  LENDA

Foto: Agência Estado

Ao falar um pouco mais sobre Gylmar dos Santos Neves– que deu adeus a este mundo no último domingo- o melhor goleiro brasileiro que vi jogar, uma curiosidade: ele brilhou mesmo no Corinthians, no Santos, na Seleção Brasileira com sua elasticidade, sua frieza, no sempre levantar a cabeça quando acontecia alguma falha. Nas grandes fases, era o chamado "paredão".

E a curiosidade vem por conta do aniversariante do dia. Por uma noite, Gylmar vestiu o uniforme do Palmeiras, embora não tivesse entrado na partida. Foi numa excursão ao Exterior quando Palmeiras e Santos se encontraram na mesma cidade para um daqueles amistosos tão comuns na época e um dos goleiros palmeirenses- não me lembro, agora, se Waldir ou Rosã- se machucou e a equipe ficou sem reserva para o gol.

E eis que Gylmar, solidário, topou ficar no banco de reservas para qualquer eventualidade.

E o fez, com altivez e com a mesma pose e a mesma elegância de quem nasceu para ser campeão. E lenda.

OBSERVAÇÃO: Para quem não viu o Programa "Loucos por futebol"  na ESPN com os amigos , Marcelo Duarte, Celso Unzete  e  Eduardo Monsanto, em homenagem aos 99 anos do Palmeiras, do qual tive o prazer de participar, eis um trechinho :

http://www.espn.com.br/video/350948_loucos-por-futebol-celso-unzelte-canta-o-hino-do-palmeiras-sp

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone