Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Enfim, o São Paulo reage. O Corinthians tem séria recaída. E a morte do maior goleiro

Roberto Avallone

25/08/2013 20h34

1- Com público de final de Campeonato- preços baixos dos ingressos à parte- o São Paulo dominou o Fluminense, venceu por 2 a 1 e passou a enxergar a saída da dolorosa zona do rebaixamento diante de mais de 55 mil pessoas. E com ingredientes animadores: o primeiro gol do tricolor foi marcado por Luís Fabiano, de biquinho, depois de lançamento de Ganso, sendo revividas as figuras do artilheiro e do meia-armador; o segundo gol teve a marca de Reinaldo, lateral-esquerdo não se impressionou coma vinda de Clemente Rodriguez, da Seleção Argentina.

São detalhes importantes, sinais de recuperação E quando o Fluminense marcou o seu gol, através de Eduardo, aos 46 minutos do segundo tempo, não houve sequer abalo na imensa torcida que lotou o Morumbi. Como uma bola de neve, surgindo os resultados, essa torcida vai abraçar cada vez mais o time e ajudar a tirá-lo da inusitada situação.

Minha bola de cristal, ajudada pela lógica, não vê nenhum risco de rebaixamento para o São Paulo. A ameaça foi só um fantasma, nada mais.

Podem conferir.

2- Vivendo as agruras da recaída, o Corinthians escapou de uma derrota diante do Vasco, em Brasília, depois de ter começado muito bem o jogo, culminando com o gol de Guerrero logo de cara. Poderia ter ampliado o placar. Como não o fez, deixou o Vasco equilibrar a partida e, no segundo tempo, transformar-se no senhor do jogo: marcou o gol de empate- André- e criou chances que o fizeram merecedor de resultado melhor.

Poderia ter sido uma tarde corintiana menos inspirada. Mas, fazendo as contas, é a terceira partida consecutiva que a equipe joga pouco: foi assim no domingo passado diante do Coritiba (apesar da vitória obtida no último minuto em pênalti contestado), piorou na surpreendente derrota para a modesta Luverdense e prosseguiu durante boa parte do empate com o Vasco.

Como castigo e por conta da vitória do Atlético Paranaense sobre o Botafogo, o Corinthians já não está entre os 4 primeiros colocados do Campeonato, o chamado G-4 que dá acesso a Libertadores.

E lamentáveis foram as cenas de violência entre torcedores corintianos e vascaínos em Brasília. Teremos punição adequada? Ou tudo ficará como está, na base de "não tem mais jeito mesmo"?

 

3- O futebol está de luto: por De Sordi, campeão do mundo em 1958,

Foto: Folhapress

 

e por Gylmar dos Santos Neves, simplesmente o melhor goleiro que vi jogar, que nos deixaram neste final de semana.

Foto: Agência Estado

Não me lembro muito de De Sordi, apelidado "Tourinho" por seu vigor físico e que era implacável na marcação. Gylmar, no entanto, vi jogar muitas vezes e conheço mais a sua história: além de bicampeão do mundo (1958 e 62), esteve também na Copa da Inglaterra, em 66 e tinha uma agilidade espantosa. Além disso, foi conhecido também como "Rei dos Pênaltis", pois, com a camisa número 1 da Seleção Brasileira, em amistoso em Wembley, contra os ingleses, defendeu dois (pênaltis) cobrados pelo centroavante Taylor.

Que os campeões descansem em paz.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone