Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

No Majestoso, o São Paulo parou o pior ataque do Campeonato. E pitadinhas da rodada

Roberto Avallone

28/07/2013 22h27

Foto: Eduardo Viana

Na fase em que está e na crise que vive, ocupando um dos lugares da zona da degola, não é preciso muito para que o São Paulo respire ares de esperança. E assim foi nesse empate de zero a zero com o Corinthians, em que o tricolor entrou muito mais para se defender, interrompendo uma assustadora série de oito derrotas consecutivas.

Daí que houve reclamação de Émerson "Sheik" que protestou contra o fato de o adversário "se defender com oito ou nove jogadores, pois aí fica difícil". Ah, caro Sheik, não se esqueça, então, de quem tem sido difícil durante todo o Campeonato Brasileiro, quando nem todos os inimigos jogaram na retranca: o Corinthians, simplesmente, tem o pior ataque da competição (seis gols marcados em 9 jogos), pois foi superado pelo Náutico, que marcou três no Inter e agora tem sete gols.

Muito pouco.

E então, neste momento em que se analisa com espanto a fase do São Paulo, não deixa de ser igualmente surpreendente o pífio rendimento ofensivo corintiano, mesmo tendo jogadores valorizados como Pato, o próprio Émerson Sheik, o centroavante Paolo Guerrero e meias (Renato Augusto, Romarinho, Danilo) que também podem balançar as redes. Ora, seis gols em nove jogos?

Há quem suspeite ser a ausência de Paulinho, volante que chegava de surpresa na área inimiga, um dos motivos do fiasco. Pode ser uma das causas. A outra, é a monotonia do esquema tático adotado, dois meias, dois atacantes, blábláblá, sem surpresas ou nada que faça o time menos previsível.

É um caso a ser estudado. Mas que não pode passar batido, em branco, como se nada estivesse acontecendo.

PITADINHAS  DA  RODADA

1- Pela tevê, vi o clássico Flamengo 1, Botafogo 1, que levou mais de 50 mil pessoas ao Maracanã. Ao contrário de Seedorf, que considerou o resultado justo, penso que o Flamengo merecia melhor resultado, embora tenha feito o gol de empate no último lance da partida: o time de Mano Menezes teve dois gols anulados e, pelo menos um deles, foi em jogada normal como se viu na imagem congelada da tevê. O outro lance, não vou discutir. O curioso é que os três gols, entre o que valeu e os anulados, tiveram a autoria de Elias, ex- corintiano.

2- Surpresa foi a derrota do Inter, no Recife, para o Náutico, Nem tanto pelo revés, mas pelo placar: 3 a 0, em tarde que marcou a estreia do ex-palmeirense Maikon Leite na equipe pernambucana. Com isso, o Inter deixou a liderança para o Cruzeiro.

3- E por falar em Cruzeiro, eis que para virar líder teve de "carimbar" as faixas de seu arquirrival Atlético Mineiro, vencendo por 4 a 1. O que lava a alma cruzeirense embora se saiba que o Galo- o senhor da América- jogou apenas com seus reservas.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone