Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

O milionário mundo do outro Mercado da Bola. E o argentino que vai comandar o Barça

Roberto Avallone

23/07/2013 03h03

Encerrada a janela de transferências internacionais para o Brasil, agita-se cada vez mais o Mercado da Bola europeu. E parece ser de outro mundo, milionário e sem limites, fazendo com que pareçam pechinchas as contratações fechadas pelos clubes sul-americanos- inclusive os brasileiros- embora dê a impressão de extrema ousadia a façanha do Inter de Porto Alegre, por exemplo, ao trazer o ótimo atacante Ignacio Scocco, por 14 milhões e 500 mil reais. Eis os destaques:

1- Higuain, centroavante argentino que não é nenhum grande craque, está sendo disputado a peso de ouro e pode trocar a qualquer momento o Real Madrid (que pensa no uruguaio Luis Súarez) pelo Napoli ou pelo futebol inglês. O preço? Mais de 100 milhões de reais.

2- A imprensa europeia já dá como certa a compra de Bernard, do Atlético Mineiro, pelo inglês Arsenal. Preço: 73 milhões de reais. Ele deve se apresentar até sexta-feira ao novo clube.

3- Respaldado pela santa graninha obtida com a venda do uruguaio Cavani para o Paris Saint Germain (188 milhões de reais), o Napoli- se não conseguir Higuain, o preferido- deverá aumentar a sua proposta para tirar o centroavante Leandro Damião do Inter. O brasileiro custa mais barato, coisa em torno dos 75 milhões de reais. Meu Deus!

4- Diante desses preços, de uma Europa dita em recessão econômica, pode-se até pensar que Neymar saiu bem baratinho do Santos. Mas é bom que se lembre: ele tinha só mais um ano de contrato a cumprir e se não saísse agora, acabaria indo de graça para o Barcelona.

MARTINO,  O  QUARTO  ARGENTINO A DIRIGIR  O  BARÇA

Getty Images

Embora ainda não tenha sido anunciado oficialmente (até o momento em que escrevo), o argentino Gerardo "Tata" Martino já é o novo técnico do Barcelona, segundo a imprensa espanhola. Trata-se do mesmo treinador que há pouco tempo estava nos planos do Santos e que dirigiu com sucesso a equipe do Newell's Old Boys- cube de seu coração e, por coincidência (?) também o de Messi, seu futuro jogador no Barça.

Martino tem 60 anos de idade, é discípulo de Marcelo Bielsa e não é o primeiro argentino a comandar o Barcelona. Antes dele três de "Los Hermanos" tiveram essa incumbência: Helenio Herrera, apelidado" El Mago", César Menotti (campeão mundial de 1078) e Olsen- todos com sucesso, especialmente Herrera.

Com "Tata" Martino está mantida a tradição.

 

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone