Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

No Mercado da Bola, o outro lado do êxodo. E a Copa segue o seu script

Roberto Avallone

23/06/2013 21h02

Imagem: Internet

O êxodo já começa a despontar no futebol brasileiro, com vários jogadores indo para o Exterior: Paulinho, do Corinthians para o inglês Tottenham; Fernando (Grêmio) e Fred (Inter) para o futebol da Ucrânia, na esteira de Neymar, contratado pelo Barcelona já há algum tempo.

Nestes casos, não houve euforia e nem lamentos, pois Paulinho está indo a peso de ouro, assim como Fernando e Fred, enquanto que ao Santos, na saída de Neymar, ainda sobraram os bons milhões de euros que nem se esperava conseguir em função de o contrato do craque terminar no próximo ano e era a grande a chance de ele sair de graça.

O curioso neste tradicional vai-e-vem de toda temporada é o que acontece com o outro lado das transferências. Quando o adeus de um jogador é comemorado. É o que pude sentir conversando com vários torcedores palmeirenses, felizes pela iminente negociação do zagueiro Maurício Ramos-que deve ser negociado com o futebol dos Emirados Árabes– e do atacante Maikon Leite– este, indo para o Catar. Sem entrar no mérito da qualidade dos jogadores, entendo que a alegria seja mais por conta do que eles simbolizaram no ano passado (o rebaixamento), sentimento que ainda sobra para mais gente como, por exemplo, Márcio Araújo.

Entendo, mesmo achando que não foram os culpados exclusivos, mas fizeram parte, isso sim, de um grupo derrotado. A vontade de mudança é tão grande que, para os torcedores ouvidos, nem houve a preocupação de quanto os negócios renderão para os clubes.

Após a Copa das Confederações, os negócios devem esquentar. E as mais diversas reações também.

E segue o script da Copa

Foi tudo como se esperava neste domingo na Copa das Confederações. Ou melhor: quase tudo: a Espanha não jogou o que se esperava na vitória sobre a Nigéria, por 3 a 0, abrindo claros em sua defesa, mas foi o suficiente para enfrentar agora a Itália. Como se supunha.

E o Uruguai, mesmo com os reservas (Luís Suárez entrou na metade do segundo tempo), foi outro a golear a hilária Seleção do Taiti, por 8 a 0, e agora cumpre o seu destino de enfrentar o Brasil. Como se supunha.

Seguindo o script.

O Taiti, por sua vez, quebrou a tradição e o protocolo. Formada por amadores, é verdade, cumpriu a pior trajetória que se pode esperar de uma equipe: perdeu os 3 jogos que disputou, levando 24 gols e marcando apenas um.

E saiu feliz da vida…

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone