Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

A pérola do Fenômeno. E o gol contra

Roberto Avallone

19/06/2013 05h33

Penso até que não foi bem isso que Ronaldo quis dizer. Mas disse. Ao enfatizar que "Copa do Mundo não se faz com hospital", o chamado Fenômeno, artilheiro das Copas do Mundo, mexeu em uma das maiores feridas do brasileiro- a das agruras de ter de enfrentar precários locais públicos para cuidar da saúde.

Coube-lhe, assim, a indignação de quem ouviu- ou leu- a sua pérola, tanto que a ele caberia o que Romário costuma falar de Pelé: "Calado, ele é um poeta". Entendi que o hoje empresário, integrante do COL e comentarista de tevê, Ronaldo, quis colocar em relevo a importância da construção dos estádios, que é o lugar para se jogar bola, coisa e tal. E nem penso que se deva cobrar dele a sensibilidade (ou a inteligência) ao tocar em temas sociais. Cada um é cada um.

Afinal, ele foi apenas um "Fenômeno" da bola. Não de ciências sociais.

Jogando, Ronaldo foi um poeta. Talvez fosse ter melhor parado por ali.

O GOL CONTRA

Fotos: Folhapress/ Montagem Valéria Simeão

Não sei se por vandalismo, burrice ou manipulação secreta. Mas as cenas de rapazes encapuzados saqueando lojas no centro de São Paulo, televisores debaixo dos braços, mancham o idealismo dos protestos que vem ganhando simpatia e apoio da opinião pública. São grupos isolados, é verdade, mas que deveriam ter sido contidos pela esmagadora maioria.

Fica o mistério se desses grupos isolados fazem parte aproveitadores, pouco interessados nas causas justas dos protestos, ou se são elementos infiltrados para desmoralizarem o movimento como paus-mandados de quem tem interesse em desqualificar o que vem acontecendo.

Pegam muito mal esses saques e quebra- quebras contra o patrimônio público e privado. Aliás, disso as cidades já estão saturadas.

Pena. Foi um gol contra.

 

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone