Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

A boa estreia da Seleção. E o contraste entre Bielsa e Luxemburgo

Roberto Avallone

15/06/2013 19h49

Foto: Ricardo Matsukawa

1- Foi boa a estreia da Seleção Brasileira na Copa das Confederações, ao bater o Japão por 3 a 0, em Brasília.  Disse boa, não ótima, pois os japoneses nem pertencem à elite do futebol mundial e nem suportaram o cansaço no segundo tempo, motivos suficientes para que o triunfo não sirva de parâmetro para o futuro.

De qualquer maneira, contando com um belo gol de Neymar logo aos três minutos de jogo e com um gol de Paulinho no início da segunda etapa, a Seleção soube levar a partida e encontrou, ainda, o gol de -após boa jogada de Oscar-, no fim, para consolidar os 3 a 0 e a fácil vitória.

Ainda penso que Lucas deveria estar no lugar de Hulk, pois o futebol fluiria mais naturalmente pela direita, ganhando em construção de jogadas e não perdendo em marcação. Como destaques, apontaria o zagueiro Thiago Silva– perfeito na marcação e na cobertura- e o lateral-esquerdo Marcelo, sempre ativo no apoio ao ataque.

Fotos: Marcelo Bielsa/ Getty Images, Vanderlei Luxemburgo/ Divulgação – Montagem Valéria Simeão

2-  Bielsa e Luxemburgo, situações contrastantes: enquanto o argentino Marcelo" "El Loco" Bielsa voltou a ficar próximo do Santos, esperado que é como revolucionário dos campos, continua crítica a situação de Luxemburgo no Grêmio, vaiado pela torcida no jogo contra o São Paulo e alvo de críticas importantes. Leio na gaúcha Zero Hora o comentário de Paulo Sant'Ana, ferrenho e tradicional gremista, pedindo que Luxa peça demissão, alegando que os torcedores não o querem mais no clube e que ele apenas ainda não foi demitido em função da alta multa contratual estabelecida.

Quanto a Bielsa, acredito que ele acabe mesmo acertando com o  Santos, diante da reviravolta nas negociações. Mas não arrisco um palpite sobre desfecho imediato no caso de Luxemburgo, apesar das pressões: tudo dependerá dos próximos resultados. Reconheço, no entanto, que o Grêmio, há muito tempo, vem jogando abaixo do milionário investimento feito pelo clube, inclusive com jogadores- e Barcos é um exemplo marcante- atuando de maneira irreconhecível.

É a eterna dança do futebol.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone